Após descrever a série de males que seus inimigos lhe causaram, o salmista olha para sua própria experiência e conclui: “Entregue suas preocupações ao Senhor e Ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair” (Salmo 55:22).
No contexto do livro dos Salmos, o verbo “cair” geralmente é usado com o sentido de “ser derrubado e vencido”. Como guerreiro, o rei Davi, mais de uma vez, foi jogado ao chão e machucado. Entretanto, também mais de uma vez, Davi sentiu a proteção divina. De repente, teve seu corpo e sua alma invadidos por uma proteção especial. Ao se levantar, ficou evidente que foi socorrido por uma força sobrenatural. Meditando no ocorrido, entendeu como suas experiências pessoais comprovavam as promessas e revelações de Deus para ele.
Neste ponto, aceitando como parte da vida cristã a ocorrência de tropeços e quedas, resta-nos também aceitar a estratégia proposta pelo salmista: “entrega”. A Bíblia é unânime no seu ensino: todas as vezes que entregamos nossas inquietações ao Senhor o resultado se repete - o Senhor providencia a necessária sustentação.
Entregar nossas inquietações ao Senhor não será coisa fácil. Quando ela acontece, todavia, o Senhor “jamais permitirá que o justo venha a cair”.