Pesquisar no blog

11/10/2012

Meninos e Homens.



“Quando eu era menino…” — disse Paulo sem saudade do tempo decorrido...

Assim deveria ser com todo homem satisfeito com a alegria da maturidade.
Sim! Lembrar do tempo em que se era menino na fé em Cristo, mas não com saudade. Menino faz meninice...

Paulo, no texto acima, retirado de I Coríntios 13, não diz qual era a sua meninice, mas nos dias que ele já fora apenas um menino... Também ele havia sido um dia um menino.
Entretanto, considerando que ele diz que a maturidade de um homem somente é alcançada quando o homem aprende o caminho sobremodo excelente, a vereda do amor, então, é para se supor que a meninice de Paulo fora confiar mais na certeza da verdade do que na verdade do amor.

O fato que até em Cristo [e, sobretudo, em Cristo...] Paulo viu que as coisas poderiam ficar pequenas e infantis, conforme ele via na fé dos discípulos de Jerusalém [com os que estavam com Tiago], alguns deles ainda tão meninos e presos ao que já não era...
Entretanto, Paulo fez a viagem toda... Não nasceu escrevendo aos Efésios. Teve que viver...

Teve todas as fases de impressões... Línguas, profecias, curas, milagres, ciência, sabedoria, fé, coragem altruísta, esperança, tudo. Não demorou, no entanto, para que ele visse que sem amor toda aquela construção seria tão sem sentido quanto o era a tentativa de agradar a Deus pela Lei apenas.

Por isto é que para Paulo tudo o que não fosse ainda somente a Palavra e somente amor, conforme Jesus, ainda era coisa de menino.

Um comentário:

  1. Linda a foto,as frases são lindas.
    ÓTIMO FERIADO FLOR,BEIJOS FICA COM DEUS.
    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir